Guia GLS de Aracaju

mapa_aracaju_1

Quem quiser um lugar próprio ao dolce far niente com preços bastante acessíveis, não deve pensar duas vezes: Aracaju é o destino, uma cidade aconchegante com sol o ano inteiro, com uma orla de 30 quilômetros, com belíssimas praias. Com 150 anos, ainda guarda uma boa memória preservando prédios e monumentos que pertencem ao patrimônio público. Foi a primeira cidade planejada do Brasil e tem suas ruas centrais distribuídas paralelamente, como um grande tabuleiro de Xadrez. Cidade limpa e plana, suas belezas compõem-se ainda de mangues, dunas, 30 quilômetros de praias e muito verde a refrescar as brisas que acariciam os passantes.

O QUE CONHECER:
CENTRO HISTÓRICO – completamente revitalizado, o Centro Histórico de Aracaju é um passeio pelo passado. Os casarões, os MERCADOS ANTÔNIO FRANCO E THALES FERRAZ, recentemente recuperados e transformados em centros de cultura e lazer -, a PRAÇA FAUSTO CARDOSO, a mais antiga da capital, o PARQUE TEÓFILO DANTAS – com sua feira de artesanato -, o PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS, o CENTRO DE TURISMO e MUSEU DE ARTESANATO (um casarão em forma de U cercado de balaústres de ferro batido e tombado pelo governo estadual), a PONTE DO IMPERADOR (um ancoradouro construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II em 1860), a IGREJA SÃO SALVADOR (primeira igreja de Aracaju, construída em 1857) e a CATEDRAL METROPOLITANA, com sua cúpula ornamentada com belíssimas pinturas do século XIX,

IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU: situada em um mirante e seu teto é formado de vitrais coloridos que divergem a luz solar, iluminando toda a igreja MUSEU DO HOMEM SERGIPANO (MUSI): Possui um acervo de folclore e arqueologia. Praça Camerina, 277 – Centro.

MEMORIAL DE SERGIPE: Apresenta artesanato, folclore e imagens sacras. Av. Beira-Mar, 626.

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO CRISTÓVÃO: Classificado como um dos três melhores museus de arte sacra do Brasil pelo Patrimônio Cultural.

COLINA DO SANTO ANTÔNIO – primeiro aglomerado urbano da cidade, que oferece ao turista uma vista panorâmica de toda Aracaju, do estuário do rio Sergipe e da ilha de Santa Luzia. Aprecia-se aqui um dos mais belos espetáculos da natureza: o encontro do Rio Sergipe com o Oceano Atlântico. No seu ponto mais alto está a Igreja de Santo Antônio, que no dia 13 de junho é tomada pelo povo para homenagear o santo casamenteiro.

MIRANTE 13 DE JULHO – na praia de mesmo nome, além da vista panorâmica da ilha de Santa Luzia e do manguezal do rio Sergipe, oferece ampla área de lazer com pistas de skate e bicicross, ciclovia, quadras esportivas e parque infantil.

PASSEIOS DE CATAMARÃ: Passeios pelos rios Sergipe, Real e pela foz do Rio Vazza-Barris, tem direito a uma parada para um mergulho na Ilha do Paraíso e na Ilha dos Manguezais, onde há um bar flutuante. Em seguida segue para as praias desertas.

OUT ARACAJU:
SÃO CRISTOVÃO a 27 km de Aracaju foi fundada no século XVI, primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do país, invadida pelos espanhóis e holandeses, posteriormente dominada pelos portugueses. Abriga um belo patrimônio barroco na fase mais rebuscada, com igrejas seculares, casarios e museus. Oferece um acervo considerado o terceiro melhor do Brasil, como o Convento do Carmo e também uma bela vista panorâmica da cidade, onde encontramos o Cristo construído sobre a Capela de São Gonçalo

LARANJEIRAS – às margens do Rio Cotinguiba, os mercadores descansavam à sombra das laranjeiras, que deram o nome à cidade. Laranjeiras concentra hoje o maior número de manifestações folclóricas do Estado. Entre colinas, a cidade guarda belas e antigas igrejas, casario e museus.

O NEGÓCIO É PRAIA?
Comece seu passeio pelas praias urbanas, COROA DO MEIO e a PRAIA DOS ARTISTAS que mescla rio e mar. Ela foi o cenário escolhido pelos artistas há tempos atrás para o relaxamento, o que a denominou com esse nome. A PRAIA ATALAIA, uma faixa de areia chega a medir 200 metros, é um dos mais belos cartões-postais de Aracaju, ladeada pela Av. Santos Dumont com 6 km de extensão, sendo totalmente equipada para o lazer. Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas e um complexo de bares e restaurantes por isso é a praia mais badalada. Aqui também se encontra o OCEANÁRIO DE ARACAJU que abriga 18 aquários.

mapa_aracaju_2

Sergipe tem um vasto litoral de 138Km com águas límpidas, com temperatura média de 25° C. Basicamente pode-se dividir o litoral em 3 partes, ao sul = COSTA DUNAS, ao norte = COSTA DOS MANGUEZAIS e a parte Central que engloba a Capital e Barra dos Coqueiros, banhada pelo Rio Sergipe que se encontra com o Mar.

Seguindo-se em DIREÇÃO AO SUL pelo Km 3 da rodovia SE 100 (Rodovia Airton Sena) você inicia seu passeio com a travessia de balsa pelo rio Vaza-Barris, onde se pode desfrutar das belezas naturais da sua foz.

Já no início você encontra diversas praias paradisíacas que oferecem excelente infra-estrutura. Conheça as Praias Aruana – do Robalo – do Náufrago, Refúgio e Mosqueiro. O banho de mar é seguro. Pode-se andar até 50 metros mar a dentro, sem riscos. As ondas não são altas.

No Km 16 visita-se a PRAIA DA CAUEIRA no município de Itaporanga D’Ajuda, com sua bela orla marítima. Juntamente com as PRAIAS, ABAIS E SACO DO RIO REAL formam a COSTA DAS DUNAS, e é o local preferido dos sergipanos para suas casas de veraneio. Formações de areia que chegam a 20 metros de altura se misturam com paisagens compostas de lagoas, manguezais, coqueirais e reserva ecológica de mata Atlântica.

Passando pelo Km 35 chega-se a PRAIA DOS ABAIS já no município de Estância, que é parada obrigatória para um banho nas águas cristalinas da Lagoa Azul, como também descer as dunas móveis, praticando o “surf-de-areia” em pequenas pranchas de madeira feitas por nativos.

Já no Km 49 você chega a mais bela praia do litoral Sergipano, a PRAIA DO SACO, no município de Estância. Daqui você pode alugar uma lancha, que sai do Porto da Nangola e passa pela Ilha do Sossego, chegando-se então a MANGUE SECO/BA, cenário de gravação da novela “Tieta”, local de beleza agreste. O vilarejo fica localizado entre a foz do Rio Real e as dunas. Vale a pena alugar um bugre e aproveitar para passear em dunas móveis, hoje localizadas onde eram praças e ruas, e ouvir a história da cidade.

Outra opção de lazer é a bordo do catamarã “Zé Peixe”, conhecer o Crasto, Terra Caída e Pontal, passando por manguezais densos do Rio Gameleiro, e chegando até as croas de areia da foz do rio em frente a Mangue Seco/BA e Praia do Saco/SE, que proporcionam um banho em piscinas naturais com águas mornas e calmas que se formam ao lado das crôas.

Em DIREÇÃO AO NORTE conheça as praias de Atalaia Nova (point nos finais de semana), da Costa e do Jatobá (a preferida dos amantes de esportes radicais e da pesca amadora).

Um destaque fica para a ILHA DE SANTA LUZIA (município de Barra dos Coqueiros) localizada a 1 km da capital, separada dela pelo rio Sergipe. Entre mangues, rios e o Oceano Atlântico, o município tem paisagens que deixam qualquer um encantado. Uma beleza quase selvagem, mas com boa infra-estrutura ainda pouco explorada.

PIRAMBU – a palavra de origem tupi que significa peixe grande ou abundância, batiza a região rica em lagoas, dunas, manguezais e coqueirais que fazem as delícias dos olhos dos turistas.

Mais ao norte existe uma região de praias selvagens denominada COSTA DOS MANGUESAIS, verdadeiro paraíso a que se tem acesso por barcos, como a Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, a 116 quilômetros de Aracaju.

Copyright © 2000-2020 Friendly Tur. Todos os Direitos Reservados.
RCADUNKEL REPRESENTAÇÕES VIAGENS E TURISMO
CNPJ: 08466933/0001-80
Rua Augusta, 1492 loja 21 - 20271-310 - Sao Paulo/SP
Tel: 55 11 32840669 | Fax: 55 11 3284-0669
(11) 97759-6251
friendlytur@friendlytur.com.br

Powered by Marsel Design.